Multimídia

A utilização de Tecnologias multimídia nas salas de aula vem ganhando cada vez mais importância no campo educacional. Sua utilização como ferramenta para facilitar a aprendizagem e sua ação na sociedade vem crescendo rapidamente entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essas novas tecnologias.

Aprender com a tecnologia é quando o aluno aprende usando-as como ferramentas que o apóiam no processo de reflexão e de construção do conhecimento (ferramentas cognitivas). Nesse caso a questão determinante não é a tecnologia em si mesma, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia, usando-a, sobretudo, como estratégia cognitiva de aprendizagem. (JONASSEN 1996).

As atividades digitais multimídia, na sua maioria, possuem grande apelo visual, acabam encantando pelo layout com cores vibrantes, som e movimento e fascinando até o professor que se impressiona com a interface colorida, o áudio e os vídeos (Prieto etal. 2005).

A qualificação de profissionais da área de educação nos cursos de tecnologia favorecerá a oferta de multimídia educativa, onde a imagem, som e a interatividade estão voltadas ao aprendizado. No exemplo abaixo eu apresento um trabalho feito com o software Flash 5 em 2008, mas que poderia ser usado nas aulas de Geografia.

 

Desgin: Eduardo Azevedo
Cliente: Via Capi
Software: Flash 5.0
ano: 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário